Bê-a-Bá dos vinhos da Borgonha

Atualizado: 31 de Jul de 2019



No último post de Inciando os trabalhos: cepas, apelações e AOC nós começamos a falar sobre os vinhos da Borgonha.


Os vinhos da Borgonha são produzidos a partir de basicamente 4 tipos de uvas, cepas/cépages, vinificadas separadamente para cada tipo de vinho.


Por que eu falo isso?


Há regiões aqui na França e em outros países que para fazerem um vinho X, vamos dizer uma garrafa do vinho X, é feita uma mistura de 2 ou mais tipos de uvas, o que é chamado de assemblage. Mas aqui na Borgonha isso não é feito salvo raras exceções, casos bem pontuais.


Portanto, um vinho tinto da Borgonha é feito, em sua maioria esmagadora, da uva Pinot Noir e uma parte pequena da cepa Gamay.


E o vinho branco é feito da uva, em sua maioria, Chardonnay ou da Aligoté em sua minoria.



Chardonnay e Pinot Noir, 2011 – Domaine Château de Pommard


Aligoté 2016 – Domaine Moron-Garcia

O curioso é que as uvas Pinot Noir e Gamay que produzem o vinho tinto têm o seu suco incolor. Tanto é que a Pinot Noir que faz o vinho branco de Champagne. E o que dá cor ao vinho é a pele da uva, sua casca, durante o processo de maceração e fermentação, onde os pigmentos da casca vão fixar a cor no líquido. Interessante, não?!


Então por que há tanta diferença entre os vinhos e seus preços, se todos vêm da mesma uva?


A diferença está no solo de onde a uva é cultivada, o famoso terroir da Borgonha, e é claro do trabalho do viticultor.


Algumas pessoas falam que o tempero que a gente põe na comida muda tudo. Eu diria que aqui o que muda tudo é a exata posição do solo onde a vinha foi plantada. E outro segredo da Borgonha é que o seu solo é rico fundamentalmente em calcário. E não adianta colocar calcário no seu jardim e plantar uma vinha. Esse terreno tão rico vem desde a Era Glacial e graças aos agentes de erosão ele foi diversificado em camadas de diferentes profundidades pelas encostas da Borgonha chamadas de Côte de Nuits, Côte de Beaune, Les Hautes-Côtes e a Côte de Chalonnaise e Mâconnais.


A união desses fatores: propriedades do solo, sua posição em relação ao sol, se está numa área mais plana ou mais íngreme nas encostas do relevo e o clima, é chamado de Climatsde Bourgogne. Os climats da Borgonha.


Sabendo disso já e o básico para podermos avançar sobre os vinhos da Borgonha.

Tomaram nota com uma taça de vinho da Borgonha?! Não?! Faça isso e vem pra cá! Vem pra Borgonha !! E não esquece de me avisar


#vempraborgonha








Contato:

Whatsapp: +33 7 70 01 63 42

email: juliana@vempraborgonha.com.br

Instagram: @vempraborgonha

Sede:

Beaune  - Borgonha - França

Todos os direitos reservados

Photos by Juliana Lins Cruz /Rozenn Krebel

Siga:

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Pinterest

© 2018 Vem Pra Borgonha - Proudly made by SoulToSoul