Como mudar o humor do francês-borgonhês
Atualizado: 31 de Jul de 2019

Você está todo feliz de malas prontas para vir para a Borgonha, França, só que tem uma coisa que te dá um frio na barriga e não é a decolagem ou aterrissagem do avião. É o povo francês.
Então hoje eu vou te dar dicas para ajudar a superar esse receio e fazer com que você mesmo veja que eles são bonzinhos!
Dica 1:
Diga sempre “bonjour” – bom dia – antes de começar qualquer interação. Ou seja: entrou numa loja, diga bonjour. Vai comprar um café, diga bonjour. Entrou num elevador, bonjour. Vai fazer um check-in na recepção, bonjour. Vai comprar uma baguette, bonjour. Não sabe o que falar, diga bonjour!
O bonjour é considerado o alicerce da educação de um ser humano para os franceses. Não importa se você não pronuncia direito ou se tem sotaque, o melhor é sempre dizer. Eles gostam, notam e apreciam isso. Principalmente vindo de um turista, pois reconhecem o esforço de dizer uma palavra em outra língua.
Dica 2:
Sorria. Eu tenho uma amiga japonesa que estudou francês durante 7 meses aqui na Borgonha e em todas as situações, mesmos as mais complicadas ela sempre sorria e tentava falar francês. Não tinha um francês ou francesa que resistisse. Sorrir abre portas. Diga o bonjour com um sorriso, que você conhecerá um lado bem simpático dos nossos amigos.
Dica 3:
Elogie o vinho, o queijo, o drink, a comida de onde você estiver seja um café, uma brasserieou um restaurante. Faça gestos se não souber falar o francês, ou fale “good, good”, como a minha mãe faz quando vem pra cá. As pessoas gostam de receber elogios, ainda mais sobre a comida ou vinho.
Dica 4:
Seja pontual. Francês não é britânico, mas ama a pontualidade o que é um grande problema para nós brasileiros! E se a gente se atrasar eles ficam mau humorados e até mesmo podem, por exemplo, nem receber a visita agendada a algum passeio ou cancelar a reserva de um restaurante.
Dica 5:
Comece a falar palavras soltas em francês, tente explicar que você não fala a língua dele e só a partir dai comece o inglês, caso seja a língua que você domine. Como assim? Diga no melhor estilo Tarzan: “bonjour, pardon, pas français. Anglais.” A pronúncia é essa: bonjur, pardon, pa francê. Anglê.
Tradução: bom dia, desculpe, não francês. Inglês.
Eles entenderão e não acharão ruim. Volto a falar, eles apreciam e notam o esforço de falar algumas palavras no idioma deles.
Dica 6:
Diga que é brasileiro. Ai meu amigo, minha amiga, as portas estarão escancaradas para vocês! Francês gosta muito de brasileiro e vice-versa. Sabe a frase acima? Acrescente Brasil com um sorriso et voilà!
“Bonjour, pardon, pas français. Anglais. Brésil!!”
Agora que eu te dei essas dicas vocês podem vir para cá sem medo!
O povo francês gosta de brasileiro e eles têm um orgulho enorme em nos mostrar sua cultura, gastronomia e modo de viver. É só preciso que a gente os entenda e é melhor darmos o primeiro passo, meio que para quebrar o gelo. Desse modo podemos passar bons momentos trazer boas lembranças da viagem!
E não se esqueça, faça as malas e vem pra Borgonha!