Curiosidades


  • A água

No Brasil as crianças aprendem que a água é incolor, inodora e insípida. Aqui eu aprendi que a água tem cor.

Por que esta diferença?

Por causa do tipo de solo. Aqui o solo é rico em calcário, e logo a água também. Em Paris quando eu pegava um copo de água diretamente da torneira (aqui a água da torneira é potável), eu tinha que esperar um pouco, porque no primeiro instante a água era turva de tanto calcário e mesmo assim é considerada potável, porque, segundo me informaram, o calcário não faz mal à saúde.

📷

Copo de água em Paris

Na Borgonha a água não tem tanto calcário, então um copo de água não é turvo, é normal. Mas, ele ainda é presente na água e causa uma certa dor de cabeça, como por exemplo quando eu rego as plantas. Sempre ficam marquinhas brancas nas folhas. Motivo? Calcário.

Parece bobagem, mas não é. É algo que chama bastante a atenção. O calcário deixa marcas brancas em tudo: nas folhas, nos copos de vidros, nos talheres, nas garrafas de vidros e no interior das chaleiras. Minha linda chaleira rosa e preta é cinza na parte de dentro, porque ao evaporar a água o calcário fica no metal preto. Mas, não há problemas! Uma esponja de lavar louça e detergente todos os dias faz milagres!

📷

Minha chaleira é agora cinza!

📷

Essas marcas brancas é o calcário da água

Eu também notei uma grande diferença da água nos meus cabelos. Desde que me mudei para a Borgonha meus cabelos ficaram mais densos, pesados e sem brilho. Então eu estou procurando por um bom shampoo. O primeiro que testei foi o da marca Caudalie. Mas como na fórmula não há o composto químico Lauril Sulfato de Sódio, que é o responsável por fazer a espuma em todos os shampoos, não há espuma e por isso a sensação de cabelo limpo era só depois de passar o shampoo 3 vezes. Como meus cabelos são compridos, o frasco do Caudalie acabou rapidinho.

📷

Outro que testei foi o Orofluido. Eu nunca tinha ouvido falar da marca e achei o shampoo muito bom e forte. Ele é perfeito para quem está com os cabelos bem danificados e secos. Para mim ainda não é a melhor opção, porque notei que o Orofluide é oleoso demais para meu cabelo fino.

📷

Minha busca por um bom shampoo continua (oh céus, que drama!). Os dois acima são bons, mas ainda não são os meus preferidos. E todo esse “problema” é devido a água rica em calcário. Tem uma atriz brasileira que instalou um filtro no chuveiro para lavar os cabelos com água filtrada. Aí, eu já acho um exagero!

📷

Tainá Muller, atriz brasileira

Ok, o cabelo dela é lindo, mas com certeza não é por causa do filtro no chuveiro.

  • O ar

Durante o inverno o ar é super seco e o uso do aquecedor nas casas e ambientes comerciais só piora deixando o ar mais seco. A pele e os cabelos sofrem muito com isso. Minha pelo começou a ressecar, mas eu passei a fazer a rotina de cuidados com a pele das coreanas. São mais ou menos dez etapas, mas eu faço tudo em cinco minutos no máximo. Mas isso eu conto num outro dia e coloco uns blogs bem legais e completos para quem quiser saber mais!

Bisous,

Ju!!

Contato:

Whatsapp: +33 7 70 01 63 42

email: juliana@vempraborgonha.com.br

Instagram: @vempraborgonha

Sede:

Beaune  - Borgonha - França

Todos os direitos reservados

Photos by Juliana Lins Cruz /Rozenn Krebel

Siga:

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Pinterest

© 2018 Vem Pra Borgonha - Proudly made by SoulToSoul