Qual língua se fala no Brasil?

Atualizado: 24 de Jul de 2018

Quando eu falo que sou brasileira, muitos me perguntam coisas básicas sobre o nosso país, como qual é a lingua que falamos, outros muito timidamente perguntam se falamos espanhol e me explicam mais sem graça ainda que não sabem muita coisa porque o país é muito distante da França e eles não têm muitas informações disponíveis.


Eu os compreendo, porque aqui na Europa todos os países são coladinhos, então é comum que eles saibam as suas diferenças culturais e geográficas. O Brasil ainda é visto como um país super exótico, de sonhos de verão! Até quando fui passar férias em Cuba os cubanos enxergavam o BR como país exótico. Vai entender…


A parte da falta de informação eu também entendo, porque as informações mais acessíveis são sobre turismo e os clichês: praias, o Rio de Janeiro e carnaval.


Algo simples como filmes brasileiros eu não encontro com facilidade na internet ou para comprar. Deixa eu melhorar, eu encontro filmes brasileiros em português, mas como eu quero mostrar alguns filmes ao meu marido, que é francês e não fala português, eu não encontro o filme com legenda ou dublado. Quando consigo encontrar com legenda, o que só consegui uma vez, era em inglês.


Eu sei que de tempos em tempos em Paris e em Lyon há festivais de filmes brasileiros. Aí sim, quem mora nessas cidades têm a oportunidade de assistir. Mas, quem quer assistir o filme em casa, fazer sessão cinema, não rola. Eu ainda acredito que vou achar filmes legendados em francês ou até mesmo dublados. Tenho só que procurar mais.

📷


Festival de filmes Brasileiros em Paris

Outro dia me perguntaram em quais esportes olímpicos, tirando o futebol, o Brasil era bom. Porque o moço que fez essa pergunta me explicou que ele ficou pensando em rubgy e atletismo e não lembrou da nossa participação e vitórias nessas modallidades. Ele pensou mais e mais e nada veio à cabeça dele. Vai ver ele é um caso único, vai ver tem gente mais ligada em esportes…não sei ainda…vou investigar e conto para vocês depois.

Quando eu comecei a falar dos esportes que já levaram medalhas para casa e que tem uma certa força competitiva que incomoda os adversários, o cara ficou boquiaberto. Eu disse: vôlei masculino e feminino, handball feminino, hipismo, judô, natação masculina, boxe masculino, modalidades da ginástica olímpica (contei do karma do Diego Hipólito, rssss), as modalidades de vela, vôlei de praia masculino e feminino e a maratona aquática (salve Poliana Okimoto!). Se eu esqueci de alguma me falem.

📷

Emanuel e Ricardo do vôlei de praia


E pareceu que eu estava mostrando uma caixa cheia de ouro e diamantes para o rapaz! Tadinho… ele ficou super sem graça e depois ele me falou que dos esportes, não só olímpicos, ele sabia que éramos bons em futebol, lutas e automobilismo (Senna, sempre falam nele. Que bom!).


Esses foram só dois exemplos de como é difícil, na minha experiência até agora, achar informações fora do eixo praia-RJ-carnaval. Mas achar café do Brasil é mais fácil do que achar banana! Tudo quanto é supermercado tem várias marcas com “café que veio do Brasil”. Não chega a ser um Pilão ou um Cabloco, mas já está valendo!!

📷

Café do Brasil vendido na França


Então no meu outro blog, o da versão francesa, eu fiz um post sobre conhecimentos básicos do BR para iniciar os amigos franceses já que eles têm muitas dúvidas. E duas coisas me chamaram a atenção para trazer aqui. O quanto o Brasil é imensamente maior e mais populoso do que a França. Eu já sabia que era maior e tinha mais gente, mas não tinha noção do quanto. Olhem esses números:

  • Área geográfica BR: 8, 5 milhões km2

  • Área geográfica FR: 547 mil km2

Preciso dizer alguma coisa?

Agora olha a população:

  • População BR: 204 milhões

  • População FR: 66 milhões

Se formos comparar a França com dois estados brasileiros, olha o que dá:

FRMinas GeraisSão Paulo

Área km2

547 mil

586 mil

248 mil

População

66 milhões

20 milhões44 milhões


Eu mostro isso porque não da para comparar os países em termos de desenvolvimento, como o sistema de educação, saúde e saneamento básico. Aqui na França eles são acessíveis e bons para todos enquanto o nosso país é o que todo mundo já sabe…


A França tem o tamanho de Minas com a população de São Paulo. É muito mais fácil de administrar e colocar ordem na casa. Pena que a gente tem mania de grandeza até na área do país e no número de habitantes! Temos muito potencial e seria mais fácil sendo menorzinhos. Não é desculpa, é só um ponto difícil pra gente administrar já que é do Oiapoque ao Chui!!


A fama de brasileiro aqui (só estou repetindo o que escutei de pessoas) é a melhor possível. Fama de povo extremamente trabalhador, honesto, alegre, que se adapta facilmente às regras (no vocabulário francês quer dizer que não causa problemas), curioso para aprender, um povo muito passional e que sempre está de alto astral. A parte do alto astral é verdade eu concordo plenamente porque eu vivo isso e acho que essas características são muito do povo latino. Em breve eu vou escrever um post só sobre o nosso alto astral que a cada dia mais vejo o quanto a gente tem e o quanto nos diferencia! Mas por hoje eu deixo vocês com essas curiosidades!


Beijos!!!

Contato:

Whatsapp: +33 7 70 01 63 42

email: juliana@vempraborgonha.com.br

Instagram: @vempraborgonha

Sede:

Beaune  - Borgonha - França

Todos os direitos reservados

Photos by Juliana Lins Cruz /Rozenn Krebel

Siga:

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Pinterest

© 2018 Vem Pra Borgonha - Proudly made by SoulToSoul