Vinho e Aquecimento Global

Atualizado: Jul 17

Eu escrevi o texto abaixo no meu Linkedin e resolvi postá-lo aqui.

Eu infelizmente não consegui compartilhar com um clique, se alguém souber me ensinem, então eu copiei e colei!

O texto foi inspirado nesse artigo em inglês do Wine Enthusiaste - "Climate Change Is Rapidly Altering Wine As We Know It". E eu escrevi algumas linhas sobre o assunto, coisas que comentamos aqui durante uma e outra degustação e uma e outra colheita. Espero que gostem e compartilhem!


A leitura abaixo é interessante e cita a região francesa onde eu moro.

Todo ano eu faço vinho numa vinícola e sempre comentamos como o aquecimento global está alterando o calendário da colheita do Pinot Noir e do Chardonnay e de como as últimas safras, principalmente após 2015 que são safras de verões quentes, não precisamos aguardar 10 anos para bebê-los. A sua evolução é mais rápida.



Essas safras evoluem bem mais rápido por causa do verão mais quente e logicamente o potencial de guarda deles cai, mas a venda imediata para um consumo imediato é mais fácil. Nem tudo são flores,o aquecimento global também seca as uvas ao extremo podendo ter uma perda significativa na colheita e além de sempre termos o risco de chuva de granizo (cada vez mais comum) e geadas tardias na primavera.


Em 2016 uma geada tardia no dia 27 de abril acabou com mais de 60% da produção de todos os viticultores da Côte de Nuits, Borgonha. Imaginem o seguinte: a vinícola do Domaine de La Romanée Conti possui 25,5 hectares de terras a maioria na Côte de Nuits. Agora imagina perder 60% da sua produção da vinícola mais famosa do mundo, onde uma única garrafa tem um preço justo e correto no mercado de 15 mil euros.


O aquecimento global é hoje em dia o maior pesadelo para os viticultores e eles apoiam as pesquisas e discussões na área. Um assunto que gera muita discussão e muitas mudanças na forma de tratar as vinhas e no produto final. Um assunto que da muito pano para manga e muitos posts e videos.


À bientôt,


Juliana.

Vem Pra Borgonha – passeios e experiências em enoturismo na Borgonha e consultoria na compra de vinhos da Borgonha


Site: www.vempraborgonha.com.br

Email: juliana@vempraborgonha.com.br

Instagram: @vempraborgonha

YouTube: Vem Pra Borgonha

Tik Tok: Vem pra Borgonha

Pinterest: Vem Pra Borgonha

Linkedin: Vem Pra Borgonha

Colunista: www.trendy4u.com.br

Contato:

Whatsapp: +33 7 70 01 63 42

email: juliana@vempraborgonha.com.br

Instagram: @vempraborgonha

Sede:

Beaune  - Borgonha - França

Todos os direitos reservados

Photos by Juliana Lins Cruz /Rozenn Krebel

Siga:

© 2018 Vem Pra Borgonha - Proudly made by SoulToSoul